A Evolução da Sindy

Apreciada por muitos coleccionadores, a Sindy teve um percurso bem conturbado! A Sindy é uma boneca inglesa criada nos inícios dos anos 60 pela empresa Pedigree, surgindo como uma rival à Barbie. Apesar do corpo ter proporções diferentes, era uma boneca bonita, com roupas de qualidade e que reflectiam a moda da altura, além de possuir um mobiliário bem mais realista que o da Barbie. Teve vários facemolds ao longo dos anos, mas o mais procurado nas Sindy vintage são semelhantes aos da imagem.

Foi a boneca mais vendida no Reino Unido durante os anos 60/70! Depois de uma tentativa para introduzir a boneca no mercado americano que falhou, os direitos da Sindy foram comprados pela Hasbro, nos anos 90, que lhe deu um aspecto mais americano e semelhante à Barbie. Esta mesma semelhança fez com que a Mattel iniciasse um processo judicial contra a Hasbro, que se viu obrigada a acabar com esse facemold da Sindy.


Durante esse processo, a Sindy já estava em declínio a perder clientes para a Barbie, até que desapareceu completamente do mercado.
Entretanto a Sindy foi vendida a várias marcas, sem sucesso, até que voltou novamente à Pedigree. A boneca é agora bem diferente e destinada a um público pré-adolescente, tendo perdido completamente a corrida contra a Barbie. Em Portugal só vi essa boneca à venda no Centro Xogo e Brinka, sempre em pequenas quantidades e com pouca frequência.




Comentários

D7ana disse…
Eu tenho um Sindy Pedigree com cabelo escuro. Geralmente, eu não gosto Sindys porque eles têm cabeças grandes, mas eu tinha essa boneca como um coletor de adolescente. Obrigado por mostrar a sua gama de Sindys

*****

I have a Pedigree Sindy with dark hair. Usually, I do not like Sindys because they have big heads, but I had this doll as a teen collector. Thanks for showing your range of Sindys
jewel snake disse…
I agree with you, Sindy's furniture were so much more realistic than Barbie's (her kitchen set for example! simply wonderful!). also their clothes were often better, more reflecting fashion that you can see on the street than made by Mattel. Sindy's cars were very good too, I love her campers!
as a child I had one Sindy,"Dreamtime", made by Hasbro, I really liked her and still I'm trying to buy her back, but without any luck. This newest type of Sindy is interesting! not realy pretty, but so different! unfortunatelly never seen her anywhere.
Unknown disse…
Olá a partir de Espanha: Sindy é uma linda boneca. Ela é adorável. Eu também tenho um ano Sindy. Nós mantemo-nos em contacto.
Anónimo disse…
Tenho várias Sindy da Pedigree e 1 Tammy da Ideal (que foi a boneca em que se inspirou a Pedigree para fazer a Sindy). Apesar de não ser fisicamente equilibrada, por ter uma cabeca ligeiramente desmedida, acho-a linda! Também tenho a Sindy portuguesa, ou Tucha e barbies desde 1963 até à atualidade. Enfim! Adoro estas bonequinhas...
V. disse…
Anónimo: obrigada pelo teu contacto! Não tenho nenhuma Sindy, mas também as acho fofinhas. No meu caso sou mais dada a Barbies e bonecas japonesas. Parabéns pela tua colecção e vai mantendo contacto ;)
Tenho certeza de que a Sindy inspirou a Estrela a lançar a Susi nos anos 60. Os traços do rosto e o formato do corpinho são praticamente idênticos.

Mensagens populares deste blogue

Cromos das Pastilhas Elásticas :: Stickers from Chewing Gums

Only Hearts Club (OHC)