Curadoria :: Social Media Content Curation

Hoje venho apresentar-vos umas dicas para quem tem blogues ou mesmo websites. Vamos falar de Curadoria. E agora perguntam vocês:


A Curadoria é o ato de identificar, seleccionar e compartilhar os melhores e mais relevantes conteúdos on-line, de acordo com um determinado assunto ou público.
Em que é que isso pode ser útil? Quando temos um website ou blog, esta é uma boa forma de manter o nosso público cativado. Por melhor que seja o nosso produto, se falarmos constante e unicamente nele, vamos acabar por saturar os nossos seguidores. Por exemplo, se no meu blog eu falasse apenas na minha colecção, ou nas bonecas que comprei ou tenho para venda, provavelmente os meus seguidores não seriam tantos ou tão fiéis. Assim, por vezes é bom intercalar com outro tipo de informação relevante, que seja de utilidade para o nosso público. Acaba também por ser uma ferramenta mais discreta de marketing.
Por outro lado, é uma forma de valorizarmos o tempo da nossa audiência alvo, uma vez que condensamos e disponibilizamos os conteúdos de interesse de uma forma organizada, atualizada e  comentada, ao invés de informação dispersa.



O Pinterest é um bom exemplo de curadoria de conteúdos, a um nível tanto geral como particular. Geral no sentido em que é uma plataforma onde todos os utilizadores registados podem elaborar galerias variadas; particular, uma vez que as galerias são normalmente temáticas. Além deste exemplo temos também o ScoopIt!, o Feedly, TrapIt, o Quora, entre outras plataformas.



Espero que esta explicação vos sirva de bom uso para os vossos sites ou blogues :)

* * * * 

Today I'm going to show you some tips to use on blogs or websites. Let's talk about Social Media Content Curation. And now you should be asking:

What is Social Media Content Curation?

Curation is about identifying, selecting and sharing the best and more relevant online content related to a specific subject or public. 
How can that be useful to me? When we have a website or a blog this is a good tool to keep our public interested. It doesn't matter if our product is the best if we keep talking only about it all the time. One day or the other our public will be tired. For example: if I showed you only my collections, my buys and the products I have for sale my followers wouldn't probably be so many or so faithful to my blog.
So, sometimes is nice to interchange other kinds of relevant information that is still useful for our public. Curation ends up being a discreet marketing tool. 
On the other hand it's a way of valuing our target audience time, because we're collecting and sharing organized, updated and commented contents, instead of dispersed ones.
What about Pinterest?

Pinterest is a great example of Media Content Curation both at a general and specific level. General because it's a platform where all registered users can build diversed galleries; specific because the galleries are usually tematic ones.
Besides Pinterest you can also try  ScoopIt!,  Feedly, TrapIt,  Quora, among others.

I hope this explanation is useful for your websites and blogs.



Comentários

João Quintas disse…
Obrigado pela partilha.
Espaço interessante e boa explicação do conceito de Curadoria.
Bom trabalho.
JQ
João Quintas disse…
Interessante explicação sobre o conceito de Curadoria.

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