Momoko

Porque nem só de Barbies se faz este blog, aproveito para divulgar mais uma boneca que está na minha wishlist, mas que provavelmente não terei tão cedo: a Momoko. Escrevo este post exclusivamente em português, para dar ênfase ao desconhecimento, de um modo geral, desta boneca em Portugal.
A Momoko é uma boneca japonesa de escala 1/6  (27 cm), com um tamanho semelhante ao da Tiny Kitty Collier. Foi criada em 2001 como um projecto paralelo da empresa japonesa Petworks, pelo director de arte Namie Manabe. Em 2004 a Petworks entregou a produção desta boneca à firma Sekiguchi. A Sekiguchi alterou um pouco a boneca, tornando-a num artigo para o mercado de massas a um preço competitivo, juntamente com outras bonecas de moda. Ainda assim, reteve o conceito geral de uma mulher moderna e "quotidiana", que qualquer um poderia encontrar caminhando pelas ruas japonesas.
A Petworks continua a produzir um número limitado de Momokos todos os anos, através da linha "Close-Clipped Sheep", usando o corpo da Sekiguchi, mas com um estilo de pintura facial ligeiramente diferente e, por vezes, com uma cabeça também diferente.
A boneca Momoko, como acontece com a maioria das bonecas japonesas, tem juntas articuladas que lhe permitem um sem número de poses, óptima para sessões fotográficas. Consegue manter-se de pé sozinha, ainda que sejam vendidas com suporte. As roupas e sapatos são muito bem imaginados e com pormenores bastante cuidados, no espírito de roupa quotidiana, mas também respeitando as características de edições especiais temáticas. No entanto, podem também vestir roupa de outras bonecas, como Barbie, My Scene, Pullip, Blythe, etc. outro aspecto interessante é que as bonecas têm nomes muito poéticos para o que é habitual e uma pequena história por trás de cada personagem.
Para o comum dos consumidores portugueses continua a ser uma boneca extremamente cara, ainda para mais se adicionarmos custos de portes e possivelmente de alfândega. Raramente custam abaixo dos 100 euros, excepto as edições mais simples e básicas. Deixo aqui fotos das bonecas mais recentemente lançadas, sendo que existem imensas dignas de menção :)










Comentários

Anónimo disse…
As Momokos são mesmo lindas. Já vi muitas fotos delas no Flickr e infelizmente é como tu disseste, uma realidade ainda distante do nosso alcance, ao menos que tenhamos um aumento imenso no ordenado, lol.

Mensagens populares deste blogue

A Evolução da Sindy

Cromos das Pastilhas Elásticas :: Stickers from Chewing Gums

Only Hearts Club (OHC)